sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MOÇAMBIQUE - OS TRANSPORTES SÃO DETERMINANTES - 6 - BAD, PORTOS DO CENTRO E NORTE E PAISES VIZINHOS

"No interior zambiano: BAD financia com 95 milhões de dólares segunda fase do Corredor de Nacala

01/10/2010.O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), aprovou, em Tunis, capital da Tunísia, a concessão de um empréstimo no valor de 95.6 milhões de dólares americanos destinados a financiar a segunda fase do projecto de estradas do Corredor de Nacala, na parte da Zâmbia.Um comunicado dos Serviços de Relações Externas do BAD refere que o projecto, cujo financiamento foi aprovado segunda-feira última, proporcionará uma infra-estrutura fiável e eficiente capaz de responder aos novos desafios comerciais da sub-região e melhorar a competitividade global.A iniciativa, segundo o comunicado do BAD, vai promover o crescimento económico e a integração económica na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).A Zâmbia está interessada em expandir o uso dos portos marítimos moçambicanos e, para o efeito, tem em vista a construção de linhas férreas e outras infra-estruturas na Zâmbia para explorar o potencial de que Moçambique dispõe, com vista a reduzir os custos na importação e exportação de bens.
O porto da Beira é umas das alternativas de saída para a Zâmbia, relativamente curta, através do Zimbabwe. Mas, para isso, é necessário construir as necessárias infra-estruturas de raiz como vias-férreas, estradas e pontes, entre outras.O corredor igualmente poderá, no futuro, escoar a produção de cobre do projecto 'Konkala North', considerado a segunda maior reserva deste recurso mineral também conhecido por cinturão de cobre da Zâmbia, que terá capacidade de produção avaliada em 44 mil toneladas de cobre em concentrado.Nacala possui importância considerável para o Sudeste africano, uma vez que vai viabilizar o transporte eficiente de produção de fosfato, carvão, cobre e produtos agrícolas de Moçambique, Malawi e Zâmbia, ajudando a transformar a riqueza de recursos naturais em prosperidade económica para as sociedades desses países.Actualmente, a Zâmbia depende do Porto de Durban na, África do Sul, e pretende passar a usar os portos moçambicanos da Beira, em Sofala (Centro do país), e de Nacala, na província nortenha de Nampula.(RM/AIM)" Fonte Rádio Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário