quinta-feira, 1 de março de 2012

VISA CARTÕES ELECTRÓNICOS CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SUA BOA UTILIZAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

"Através de cartões electrónicos: Visa e BM unem-se no combate à fraude
A VISA acaba de lançar uma campanha de sensibilização para a promoção da segurança dos cartões electrónicos em Moçambique. A iniciativa enquadra-se no âmbito das acções em curso com vista à garantia de uma maior segurança e flexibilidade na realização de diversas transacções bancárias.
Maputo, Quinta-Feira, 1 de Março de 2012:: Notícias . Fonte daquela empresa global de tecnologia de pagamentos refere que a campanha vai de encontro à iniciativa do Banco de Moçambique com vista à divulgação de informações educativas numa abordagem multifacetada, que pretende abordar a questão da fraude direccionada às instituições financeiras, comerciantes, agentes da Polícia e ao público em geral.
“Combater uma potencial fraude é imprescindível para o sucesso de qualquer mercado. Desta forma, é importante podermos contar com a experiência da VISA, e das suas melhores práticas, para iniciar um diálogo permanente como parte da constante luta contra a fraude”, diz Christian Bwakira, Country Manager da VISA, em Moçambique.Num evento de dois dias, a VISA organizou uma série de “workshops” direccionados especificamente para os seus vários públicos. Os comerciantes, as entidades policiais e as instituições de crédito foram capacitados com técnicas e formas de combate à fraude nos meios electrónicos de pagamento (cartões bancários, ATMs e POSs).Um comunicado recebido na nossa Redacção acrescenta que uma ferramenta importante na luta contra a fraude é a colaboração entre as várias instituições bancárias. Nestes termos, os “workshops” contaram com a participação do Banco de Moçambique e da VISA, bem como de uma série de instituições financeiras. Esta coordenação institucional é uma oportunidade para os participantes no evento aprenderem sobre a estratégia de gestão de riscos da VISA. Por sua vez, a VISA vai obter uma primeira impressão sobre os desafios enfrentados no mercado, o que ajudará a construir mecanismos eficazes para o combate à fraude.
“A VISA integra múltiplos sistemas de segurança que trabalham em conjunto na gestão da fraude, que vão desde o combate à contrafacção, passando pela detecção de redes fraudulentas até ao estabelecimento e desenvolvimento de padrões de segurança de dados que ajudam a manter a informação confidencial em segurança. Estamos, por isso, empenhados em liderar a indústria no sentido de garantirmos um sistema de pagamento mais seguro”, refere Bryce Thorrold, chefe da Equipa Subsahariana de Gestão de Risco.Thorrold acrescenta: "Enquanto a fraude a nível de pagamentos permanece em níveis historicamente baixos, devemos permanecer vigilantes para proteger os dados do utilizador do cartão contra o uso indevido. Para isso, temos de proteger cada link do nosso sistema e trabalhar com outros para manter e aumentar a confiança na VISA, como sendo a forma mais segura de pagar e de ser pago”.
A proposta da VISA é minimizar a fraude no sistema de pagamento através de políticas, ferramentas e tecnologias que ajudarão a evitar a fraude; proteger os dados vulneráveis do cartão onde quer que eles sejam armazenados, processados ou transmitidos em todo o sistema de pagamento; monitorar e gerir a fraude de forma a garantir uma rápida resposta e minimizar o impacto para os stakeholders, incluindo os próprios titulares." Fonte Jornal NOTICIAS.

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