segunda-feira, 23 de julho de 2012

CARVÃO MINERAL VALE MOÇAMBIQUE EM JUNHO DE 2012 JÁ APORTOU AO PORTO DA BEIRA UM MILHÃO DE TONELADAS DAS MINAS DE MOATIZE EM TETE E EXPORTADAS


A Vale Moçambique alcançou, no mês de Junho de 2012, a marca de um milhão de toneladas de carvão exportados através do porto da Beira. A maior parte deste volume foi realizado à partir do Terminal de Carvão Cais 8, recém inaugurado.O carvão foi vendido para Emirates Árabes, China, África do Sul, Índia, Paquistão, Eslovénia, Japão, Países Baixos, Coreia do Sul e Tur­quia.Segundo Alfredo Santana, Gerente Geral do Porto da Beira, "um mi­lhão de toneladas exportadas representa um marco importante para o nosso negócio, e reforça o nome de Moçambique no mer­cado mundial de carvão meta­lúrgico (cocking coal). Em par­ceria com os CFM e a Cornelder; estamos a criar condições para duplicar a exportação no segun­do semestre deste ano”.Actualmente, a operação de em­barque de navios com capacidade acima de 35 mil toneladas é realizada através do transbordo em alio mar, feito a 42 quilómetros do Porto da Beira. Os navios de maior capacidade, chamados Pananax e Capesize, com capacidades entre 70 e 180 mil toneladas, são carre­gados em alto mar com o auxílio de outros dois navios de menor capacidade fabricados especialmente para esta finalidade, corno o Bulk Zambesi e Bulk Limpopo, operados pela empresa Coeclerici, especia­lizada em operações de transbordo de cargas em alto mar.Ainda no mês de Junho, realizou-se maior embarque já realizado num mesmo navio no Porto da Beira, foram embarcadas 86 mil toneladas de carvão num navio Panarnax.Paralelamente, em Agosto, serão iniciadas as operações com o sistema de bóia de atracação para o trans­bordo em alto mar, ao que Aderval Acioli, Gerente de operação de ter­minais portuária da Vale Moçambique referiu "as nossas acções serão realizadas com maior segurança para lidar com as condições mar­ítimas e a direcção dos ventos, ga­rantindo maior estabilidade à operação ".A operação de transbordo possibilita não só o carregamento completo de alguns navios que não podem ser totalmente carregados no cais 8, como também possibilita carregar navios maiores tipo Pananiax e Capesize, que não conseguem atracar no Porto da Beira devido à baixa profundidade do canal de acesso e dos berços.O Terminal de Carvão Cais 8 passou recentemente a beneficiar de um sis­tema moderno de recepção e descar­regamento de vagões, armazenamento de carvão e carregamento de navios com capacidade de até 6 Milhões de toneladas por ano.No entanto, a linha férrea de Sena que esteve 28 anos sem operar, ainda possui algumas limitações. "O carvão de Moatize não chega ao Terminal na velocidade que gostaríamos, o que faz aumentar muito o nosso stock de carvão na mina, aumentando a fila de espera de navios no porto e consequentemente reduzindo as expor­tações. Com a finalização das obras de reabilitação na ferrovia espera­mos aumentar significativamente as exportações ", considerou ainda Alfre­do Santana.Em 2013, a produção da mina deverá crescer ainda mais até que possa atingir, em 2014, o ritmo de capacidade plena de produção, que será de 11 milhões de toneladas de produto por ano, chegando a 22 milhões de tone­ladas produzidas por ano à partir de 2016."Fonte Jornal  DIÁRIO DO PAÍS.

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