domingo, 26 de agosto de 2012

CHINESES TURISTAS CHINESES SÃO OS QUE GASTAM MAIS DINHEIRO POR COMPRA EM PORTUGAL

"Em média, gastam 560 euros por compra e procuram marcas como a Louis Vuitton, Prada ou Loewe

Turistas chineses são os que gastam mais dinheiro por compra em Portugal

Louis Vuitton
Louis Vuitton é das marcas preferidas
Joana Rodrigues
25/08/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Vêm da China, Angola, Brasil e Rússia para fazer compras em Portugal, sobretudo de bens de luxo. São conhecidos como globeshoppers e viajam por todo o mundo, reservando pelo menos 30% do seu orçamento para compras.Em Portugal, os chineses lideram em termos de crescimento e valor ao desembolsarem, em média, 560 euros por cada compra. A preferência recai não só em relógios e jóias como também em moda e acessórios. Entre as marcas preferidas estão a Louis Vuitton, Prada, Loewe ou a Burberry.
Os dados são da Global Blue, empresa financeira que também opera no negócio do reembolso de IVA, e referem-se aos turistas elegíveis para tax free (compras livres de impostos), ou seja, turistas fora da União Europeia. O tax free apenas contempla produtos que sejam exportados e transportados pelos turistas na sua bagagem e, por isso, os indicadores não abrangem despesas em hotelaria e restauração.Mas apesar de os chineses terem crescido 89%, os angolanos continuam a representar a maior fatia deste mercado em Portugal. No ano passado, estes turistas gastaram 40 milhões de euros em compras tax free em Portugal. Em termos médios, um angolano gasta 300 euros por compra. "Há dois tipos de turistas angolanos: os que vêm especificamente para comprar bens de luxo e os ocasionais, que vêm suprir necessidades de produtos que não existem no seu mercado, nomeadamente ao nível de eletrónica e eletrodomésticos", explicou Pedro Frutuoso, responsável pela Global Blue em Portugal, ao Dinheiro Vivo. As preferências dos angolanos recaem, assim, em marcas como a Worten, Media Markt, mas também Sacoor e Louis Vuitton.Já os brasileiros procuram sobretudo marcas de moda e acessórios. No ano passado gastaram 26 milhões de euros em compras, a que corresponde um gasto médio por compra de 300 euros. Além da Louis Vuitton, também compram na Diesel e na Adidas. Por fim, a Rússia surge como a quarta nacionalidade entre os turistas de tax free em Portugal. Os russos gastam 52% do seu orçamento em moda e roupa, estando dispostos a pagar preços mais altos por artigos, simplesmente porque não os encontram no seu país.Segundo dados da Global Blue, o crescimento desta nacionalidade em Portugal foi de 78%. No ano passado, os russos gastaram, em média, 305 euros por compra, a que corresponde um gasto total de 4,5 milhões de euros.Segundo o responsável da Global Blue, as previsões apontam para que as compras tax free mantenham o seu crescimento de 25% anuais. Pedro Frutuoso reforçou que este regime de devolução de IVA "está estabelecido por lei e prevê dinamizar o consumo de marcas locais". E concluiu: "Existem casos de sucesso de lojas e marcas portuguesas que efetuam mais de 50% das suas vendas para este tipo de clientes e para as quais a crise passa ao lado".Como funciona o tax free. O turista compra na loja um artigo superior a 61,35 euros e pede o formulário tax free (apenas turista extra comunitário). Depois deve dirigir-se à alfândega para validar o formulário, mostrando os artigos comprados. Por fim, desloca-se ao balcão da Global Blue no aeroporto para receber o reembolso em dinheiro ou optar por depositar o formulário na caixa de correio da Global Blue presente em vários locais do aeroporto e recebe posteriormente o seu reembolso em cartão de crédito.
Os visitantes estrangeiros que procuram Portugal para compras de bens de luxo vêm da China, Angola, Brasil e Rússia" FONTE www.dinheirovivo.pt

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