quarta-feira, 11 de outubro de 2017

SADC PROJECTA CONSTRUIR AUTO - ESTRADA REGIONAL A PARTIR DA CIDADE DA BEIRA, SOFALA, MOÇAMBIQUE

SADC projecta construir auto-estrada regional a partir da cidade portuária da Beira Beira (O Autarca) – A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), organismo regional com sede em Gaberone, capital do Botswana, pretende construir uma autoestrada trans-africana, denominada TAH-9 (Trans África High Way number 9), com o objectivo de ligar a costa ocidental da África Austral, a partir da cidade portuária da Beira, capital da província de Sofala, centro de Moçambique, para dinamizar o comércio na região. A informação foi revelada em Angola pelo director do Corredor do Lobito, Jesus Martins, que citou um esNavio atracado no Porto da Beira. Imagem recente sacada no último domingo Continuado da Pág. 01 tudo em desenvolvimento. O Porto e o Corredor da Beira representam uma importante plataforma logística para os países encravados da região da África Austral, com destaque para o Zimbabué, Malawi, Zâmbia, Botswana e a República Democrá- tica do Congo (RDC). A fonte que falava numa cerimónia pública no seu país, tendo sido citada no último fim-de-semana pelo Jornal de Angola, chegou a formular votos para que o estudo em curso seja a médio e longo prazos concretizado. A eventual execução do ambicioso projecto regional representará um contributo importante para dinamizar não somente as actividades do Porto e do Corredor da Beira, como também o ambiente de negócio e investimento na cidade da Beira, o segundo maior centro económico de Moçambique, e de toda a região centro do país cujas quatro províncias beneficiam da travessia do Rio Zambeze, um dos principais do continente africano com uma enormidade de recursos por serem ainda explorados. O Porto Marítimo da Beira tem a vantagem de estar ligado a duas importantes redes de comunicação terrestre de dimensões regionais, nomeadamente (i) as Linhas Férreas de Sena com potencial de penetração para o Malawi e daí poder alcançar a RDC através da Zâmbia; e a Linha de Machipanda que se estende até ao Zimbabwe podendo daí ligar Angola através da través de onde se chega mais rápido também ao Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, RDC e Angola. Em termos de redução de distâncias o Porto Marítimo da Beira leva uma enormíssima vantagem competitiva em relação aos restantes principais portos da região, conforme ilustra o gráfico a baixo. Zâmbia e Namibia através do Botswana; e (ii) as estradas nacionais nº 6 que liga o Zimbabwe com a facilidade de conexão com os restantes países da região sendo os mais próximos a Zâmbia, Botswana, Angola, Namíbia e Á- frica do Sul; e a EN4 que parte de Manica em direcção a Tete, ligando as fronteiras de Cassacatiza e Zóbue, aZIMABABWE Harare Bulawayo ZAMBIA Lusaka Kitwe Beira 559 726 Beira 1054 1370 Durban 1711 1454 Durban 2381 2707 MALAWI Blantyre Lilongwe D.R CONGO Libumbashi Beira 812 950 Beira 1600 Durban 2323 2678 Durban 2611 Dar Es Salaam 2031 1667 Dar Es Salaam 2290 frica desenvolvem miores volumes de intercâmbio comercial, tais os casos da China, Índia, Dubai, Japão, incluindo alguns estados da Europa Oriental.■ (Texto e Foto Chabane Falume/ Tabela retirada do site da CdM) Paralelamente, o Porto Marítimo da Beira fica também mais próximo das actuais principais escalas de mercadorias trans-oceânicas, nomeadamente os mercados asiáticos com os quais os países da região Austral de Á- "
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

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